Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de quem já não vai para novo

...e sem paciência para seguir o rebanho.

Diário de quem já não vai para novo

...e sem paciência para seguir o rebanho.

14.04.25

Seguros UNA, duna, tena catena - Nem o Trump foi tão longe


a. almeida

A história é curta e grossa: Tenho uma motorizada que conservo desde os meus 18 anos. Podia usá-la mais vezes, até porque trabalho próximo de casa, mas em rigor não circulo com ela e apenas pelo Verão faço meia dúzia de quilómetros nas ruas da freguesia para lhe aquecer o motor.

Para não arriscar a circular sem seguro, tenho tido um em dia e no ano passado, alguns amigos diseeram que estava a pagar demasiado e assim, mudei de companhia e dos 42 euros, com as mesmas condições de cobertura e garantia, passei a pagar 17,00 euros na UNA Seguros.

Recebi hoje o aviso de pagamento para pagar a nova anuidade no valor de 76,73 euros. Ou seja, um aumento de 351,35%, sendo que sem qualquer episódio de acidente que pudesse justificar algum agravamento.

Como hoje não é o dia 1 de Abril, pedi esclarecimentos ao intermediários e à própria companhia e ambas confirmaram o valor, com a UNA a justificar "dando seguimento ao seu contacto, informamos que o aumento da sua apólice é devido de um aumento de tarifas que a Una seguros fez sobre os seus produtos automóveis.
Lamentamos, mas não podemos apresentar outro prémio para a anuidade de 2025".

No aviso de pagamento, como factores com influência na variação do prémio, indica:
Sinistralidade do mercado: 7,52%
Inflacção: 7,48%
Capital Seguro: 0%
Fiscalidade/Parafiscalidade: 0%
Outros: 336,35%

O que não tem enquadramento legal, aparece como"outros", ou seja, dá para tudo, incluindo para a pouca vergonha.

Mesmo a taxa de inflacção está obviamente exagerada. A previsão para 2025 é menos de metade do valor apresentado e para 2026 não deverá ser muito diferente.

Nem sei que dizer, porque para melhor me exprimir tinha que ser grosseiro e mal-educado, e tratar mal as mãezinhas daquela gente, mas de facto, 351,35% de aumento de tarifas, nem o Trump contra a China. Absurdo!

Arrisco-me a dizer que se o aumento das tarifas for assim para todos os clientes, a UNA ficará sem carteira de clientes.  Nem sei se é um aumento com cabimento na lei, mas é caso para expor à entidade que regula os seguros. Pelo sim, pelo não, reportei o assunto à ASSF.

1 comentário

Comentar post