06.11.24
Ora bolas! A democracia outra vez a funcionar!
a. almeida
Ora bolas! A democracia outra vez a funcionar!
Confesso que não me aqueceu nem arrefeceu, sendo que perspectivava a vitória da Kamala, desde logo porque tinha a seu favor os enormes defeitos do adversário, a generalidade da "boa imprensa", a classe artística e do showbiz, etc, mas não foram suficientes esses trunfos e as notícias e os analistas vão dizendo que o Donald venceu e de forma categória e vai ser, mais que no primeiro mandato, "dono daquilo tudo".
Por cá, a generalidade dos bota-faladura ficaram, naturalmente, com uma enorme azia e do que vão falando fazem-no como donos da razão, sentenciando que foi uma má escolha.
Boa ou má, foi a democracia, mesmo que à americana, a funcionar. E assim será a não ser que, bem à portuguesa, surja uma petição de notáveis e guardiões dos bons valores, para levar à justiça todos quantos tiveram o descaramento de escolher o vencedor, a modos de se vencer pela justiça o que não se consegue nas urnas.
Por enquanto é assim. Fora deste modelo, só mesmo à moda da China, Venezuela, Rússia, Coreia do Norte, Cuba, e outras que tais. Aí, sim, é infalível e ganha quem tem de ganhar, sem surpresas e a vontade de um ou poucos prevalece sobre todo o resto.
Vamos, lá, Catarinas, Mortáguas, Marisas, Fabians, Raimundos, Anas Sá Lopes, Leitões, e outros e outras que tais, carpir máguas e ódios. Podem vir chorar no meu ombro, no esquerdo, claro!