Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de quem já não vai para novo

...porque as palavras são a voz da alma.

Diário de quem já não vai para novo

...porque as palavras são a voz da alma.

10.06.24

Dia da Portugalidade, da Língua do Camões e da Babel


a. almeida

“No Agrupamento de Escolas Passos Manuel, mais de 230 alunos dos cerca de 1400 inscritos (portugueses e de outras nacionalidades) não falam a língua portuguesa

Nos Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Escolas Olaias e Nuno Gonçalves a proporção é a mesma: mais de 200 alunos não falam português e correspondem a cerca de metade ou mais dos alunos de outras nacionalidades.

As famílias têm também muita dificuldade em entender os procedimentos porque muitas vezes não estão traduzidos na língua mãe. Temos muitas famílias de nacionalidades diferentes que nem inglês sabem falar e isso tem sido muito difícil na comunicação». Grande parte são do Bangladesh, Índia e Nepal.

No AE Passos Manuel – que é constituído por seis estabelecimentos: cinco Escolas do 1.º Ciclo com Jardim de Infância (Gaivotas, Luísa Ducla Soares, Maria Barroso, Padre Abel Varzim e S. José) e uma Escola com 2.º e 3.º Ciclos e Secundário (EBS Passos Manuel) – estão estudantes de mais de 50 nacionalidades. O AE Laranjeiras tem inscritos neste ano letivo alunos de 47 países e o AE Quinta de Marrocos é frequentado por estudantes de 44 nacionalidades.”

[fonte; O Nascer do Sol]

Ainda não somos uma açorda, mas estamos no bom caminho.